Curso de Oncoplástica do Hospital Aristides Maltez beneficia seis pacientes

Ao longo do ano, serão realizados 11 módulos

Por Redação
08/04/2024 às 15h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O segundo módulo do I Curso de Oncoplástica e Reconstrução Mamária da Bahia, promovido pelo Hospital Aristides Maltez em parceira com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), beneficiou mais seis pacientes do HAM.  Sob a coordenação das médicas da unidade, Ana Cláudia Imbassahy e Sálvia Canguçu, e do médico da SBM, Paulus Fabrício, o curso teve como convidados nesse segundo módulo dois especialistas renomados em reconstrução mamária: Ângela Zucatto e Maurício Resende.

O novo módulo começou quinta-feira (4) e foi encerrado sábado (6). Foram realizadas cirurgias mamárias oncoplásticas com reconstrução imediata e também tardia em seis mulheres que tiveram acesso ao procedimento fundamental para restabelecer a autoestima diante de um diagnóstico tão desafiador.

Segundo Ana Claudia Imbasssahy, foi uma "oportunidade única para os médicos de todo o País que estão participando do curso importante e necessário para nossas pacientes".

Ao longo do ano, serão realizados 11 módulos. Esta é  primeira vez que um curso dessa magnitude acontece no Norte-Nordeste e uma rara oportunidade para profissionais de saúde na área de mastologia e pacientes que estão em tratamento oncológico no HAM.

O Brasil é uma referência mundial em oncoplastia e reconstrução mamária e  grandes mestres agora ensinam essa especialidade em todo o mundo, evidenciando o potencial dos mastologistas do País. Sálvia Canguçu explicou que a reconstrução mamária integra o tratamento do câncer de mama. Além disso, ela destaca que o procedimento melhora a autoestima e auxilia no enfrentamento da doença.  

É justamente  esta a filosofia do Hospital Aristides Maltez: oferecer acesso a esse tratamento integral às pacientes do SUS.

Ana Cláudia Imbassahy ressalta: "Trata-se de um curso de extrema  relevância para o aprendizado e a educação  continuada de vários colegas para o melhoramento  das técnicas de reconstrução e principalmente para as nossas pacientes, que vão se beneficiar  com as reconstruções mamárias".

 

Leia também:

Paciente aprova nova técnica de reconstrução mamária: "Uma recompensa por todo o processo de dor que eu passei"