Diretor-geral da SEI é eleito presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística

Com a nova gestão, a sede da Anipes será transferida para o escritório da superintendência em Brasília

Por Redação
28/03/2024 às 11h45
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (27), em Assembleia Geral Ordinária realizada na cidade de Maricá (RJ), o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, foi eleito diretor-presidente da entidade.

A assembleia elegeu a Diretoria Executiva da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), para o biênio 2024-2026.  Com a nova gestão, a sede da Anipes será transferida para o escritório da SEI em Brasília.  

O diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi, também passa a integrar a nova diretoria da Anipes, como diretor de Geoinformação.  

A assembleia ocorreu durante a programação do XXV Encontro da Anipes. Na ocasião, estiveram presentes representantes das 39 entidades associadas, de diversos estados da federação, incluindo o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann. 

"A agenda das entidades de pesquisa do Brasil traz como prioridade superar os desafios da era digital, promovendo o bom uso da estatística e das geociências. Uma estratégia importante será avançar na construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados, o Singed, para promover a modernização, padronização, integração e regulamentação da produção e da difusão de informações no país. Esse sistema permitirá subsidiar de forma mais robusta as políticas públicas dos diferentes entes federativos", explicou o novo presidente da Anipes, José Acácio Ferreira.

Também passam a integrar a nova Diretoria Executiva da associação: Diego Moreira (Instituto Darcy Ribeiro/RJ), como vice-presidente; Leo Moraes (Fundação João Pinheiro/MG), diretor de Estatística; Cláudio Pelosi (SEI/BA), diretor de Geoinformação; Tássia Holguin (IBGE), diretora de Pesquisa Socioeconômica; e Renata Florentino (Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal - IPEDF/DF), diretoria de Administrativo Financeiro. Foram constituídos ainda o Conselho Fiscal e o Conselho Fiscal Suplente.