Conheça a Hora da Criança e inspire-se no trabalho da organização que fornece ensino artístico gratuito há 80 anos

Movimento educativo e cultural é voltado à formação de crianças e adolescentes de Salvador; assista

Por Tainã Sampaio
27/04/2024 às 09h46
  • Compartilhe
Foto: Equipe Portal M!
Foto: Equipe Portal M!

Adroaldo Ribeiro Costa foi um soteropolitano apaixonado pelas artes e inquieto com a realidade da educação escolar da sua cidade natal. Ele sonhava com a possibilidade de fornecer um estudo crítico, humano e artístico para as crianças e adolescentes de Salvador. Foi com esse intuito que ele criou, em 25 de julho de 1943, o Hora da Criança, um movimento educativo cultural sem fins lucrativos.

"Toda criança é uma possibilidade", dizia o educador. Foi a partir dessa filosofia que ele dedicou o resto da vida ao seu trabalho na organização e assim ela segue até a sua atualidade, completando, em 2023, 80 anos de existência.

A meta da instituição não é formar artistas ou selecionar a entrada de alunos a partir de uma disputa de talentos, mas abrir espaço para que todas possam, a partir da educação humanizada, compreender quais são as suas capacidades, seja em qualquer profissão que queiram seguir.

"É possível que num ambiente lúdico, artístico e que a criança tenha potencial de ser protagonista das suas ações, ela possa conviver e aprender de maneira muito mais eficiente, muito mais eficaz e com o desejo do aprender. [...] A Hora da Criança continua atual, pois no cenário educacional do país ainda não existe um movimento igual, que faça a criança se sentir protagonista da sua ação, liderada pela arte", contou Mateus Russo, superintendente-executivo para Diálogo do Hora da Criança.

Como toda instituição que depende de doações para se manter, a 'Hora da Criança' pede ajuda para continuar levando arte e educação humana para a vida de crianças e adolescentes. Não só apenas por ajuda financeira ou materiais que possam ser doados, mas também pelo auxílio com mão de obra, já que eles necessitam de voluntários para a realização das aulas. Professores de diferentes saberes artísticos também serão bem-vindos. Alguns que trabalham atualmente no projeto precisarão se afastar, deixando uma lacuna no ensino dos jovens.

Para divulgar as necessidades da instituição foi criado o projeto 'Hora da Ajuda'. Dessa forma, o movimento educativo relembra sempre aos cidadãos que eles podem contribuir da forma que for possível, doando o que estiver ao seu alcance.

Contribua:

PIX: 13.547.468/0001-42

Assista a reportagem completa: