Vixe! Jerônimo assume a linha de frente e quer fortalecer Geraldo. Foco do MDB será o interior. A largada de Bruno e os novos partidos. Ana Paula consolidada na vice

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
28/02/2024 às 08h55
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Jerônimo na linha de frente 
O governador Jerônimo Rodrigues está em viagem oficial à Espanha, mas não está desconectado com o que acontece na política de Salvador. Informação chegada à Coluna Vixe! ontem dava conta que o governador puxou para si a coordenação política da pré-candidatura do seu vice Geraldo Júnior para a disputa à Prefeitura de Salvador. No núcleo duro do governo, o que se diz é que a eleição será bem difícil, mas que o grupo vai trabalhar firme para diminuir o favoritismo do prefeito Bruno Reis. 

Jerônimo Rodrigues e Geraldo Jr

Fortalecendo Geraldo
A estratégia passa pela organização do pleito na capital baiana, colocando peças chaves do governo estadual para atuar e fortalecer o candidato do seu grupo político. A informação é que a Conder, que foi tão estratégica na eleição de 2022, possa repetir o feito com mais estrutura e contratos que permitam a entrada do governo estadual nos bairros, becos e vielas de Salvador. 

Conder

Candidato competitivo 
Há entre os mais otimistas aqueles que apostam na ida de Geraldo para o segundo turno. "Essa história de já ganhou ou já perdeu não funciona com o PT. O governador sabe que nosso grupo é de chegada e, além de trabalhar para vencer nas principais cidades do interior, vai atuar para fortalecer Geraldo e torná-lo competitivo nesta eleição", como enfatizou um apoiador de peso do governador na capital baiana. 

Geraldo Júnior

Jerônimo discutindo a cidade 
Movimentos têm sido feitos por Jerônimo para mostrar a força que pretende dar à eleição de Salvador este ano. Basta lembrar que ele chamou em janeiro no seu gabinete as principais lideranças religiosas para discutir ações contra a intolerância na Bahia. Depois, reuniu-se com os organizadores da tradicional festa de Iemanjá. Fez o mesmo com a lavagem de Itapuã, colocando Geraldinho à frente do processo. O mesmo com o Carnaval, com Geraldo reinando soberano na capital, mas sem exagerar na dose da exposição, na tentativa de não politizar a maior festa de rua do planeta.

Jerônimo Rodrigues

Fortalecimento junto à base 
A informação é que a estratégia passa pelo fortalecimento de Geraldo junto à base e militância de esquerda na cidade. Tanto que, na tentativa de vencer possíveis resistências junto aos mais radicais, Geraldo integrou a Mudança do Garcia, durante um período de quatros horas na segunda de Carnaval, caindo nos braços do povo, transitando entre os protestos do tradicional bloco, chegando ao final encharcado de suor e se sentindo fortalecido com os abraços e acenos. O movimento teria sido organizado por apoiadores do governo, como o vereador Silvio Humberto, do PSB, que é morador do Garcia e teria ajudado o bloco governista. Quem viu a passagem de Geraldinho comemorou.

Geraldo Júnior na Mudança do Garcia

  
Avanço com o setor empresarial 
Até mesmo a resistência com o setor empresarial, Geraldo estaria começando a debelar. A informação é que caciques dos partidos aliados ao PT estariam em campo, antes mesmo da confirmação da candidatura de Geraldinho, para aparar as arestas e vencer as resistências a seu nome. Dentre eles, o próprio Geddel Vieira Lima e o senador Jaques Wagner. Agora, se isso vai resultar em apoios, ainda não é possível saber, mas o indicativo mostra um cenário promissor para o postulante emedebista. 

Geraldo Jr

Jerônimo fiador em Salvador 
Ontem, inclusive, o ex-ministro Geddel Vieira Lima disse que o governador Jerônimo é o grande fiador da campanha de Geraldo em Salvador. Além do governador, tem os partidos aliados que já entenderam a importância de entrar pra valer na disputa e ajudar na eleição de uma bancada forte na Câmara de Vereadores. Geddel lembrou ainda da participação do Conselho Político do governo, que chancelou a candidatura emedebista na capital baiana. 

Jerônimo Rodrigues

MDB vai focar no interior 
Sobre a participação do MDB na disputa deste ano na capital baiana, Geddel disse que Geraldo é do partido, mas tem voo próprio: "Conhece a cidade e vai montar a própria equipe de trabalho". E completou: "O partido vai estar do lado do nosso candidato, mas nosso foco serão as cidades do interior". Segundo o ex-ministro, a participação dele, do irmão Lúcio Vieira Lima e do presidente da sigla Alessandro Futuca será pontual, ajudando sempre que demandados. "Diretamente não vamos participar da campanha em Salvador, vamos focar no interior".

Geddel Vieira Lima

População cansada de hipocrisia 
Segundo Geddel, a população está cansada da hipocrisia na política: "A sociedade quer saber quem é que vai apresentar solução para os problemas dela. Não quer discurso bonito. Quer saber quem é que vai tapar o buraco da rua dela, no caso do prefeito, quem é que vai fazer mais rápida a passarela, quem é que vai construir em parceria com o Governo do Estado um programa, claro, de casas populares, de habitação", enfatizou ele, ao disparar: "O povo não quer só discursos bonitos, nem tanta festa, nem tanto Carnaval". De acordo com Geddel, as pessoas querem resolver os problemas de suas comunidades e ver a saúde e a educação, por exemplo, melhorarem, assim como a geração de emprego e renda na cidade, com mais oportunidade para todos". 

Largada de Bruno  
O primeiro evento de campanha do prefeito Bruno Reis (União Brasil) se transformou numa verdadeira festa no Centro de  Convenções na última segunda. O Progressistas (PP), o Democracia Cristã (DC) e o Partido Renovação Democrática (PRD) reforçaram o apoio ao prefeito durante a posse dos novos dirigentes das siglas, nesse que foi o primeiro ato da sua campanha à reeleição, na presença de lideranças, vereadores, deputados estaduais e federais e presidentes de partidos. 

Bruno Reis em evento com partidos

Agradecimento aos aliados 
Em seu discurso, Bruno agradeceu ao ex-prefeito ACM Neto, à vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e ao secretário de Governo, Cacá Leão, que assumiu o comando do PP na capital baiana. O prefeito fez questão de destacar ainda a ascensão do seu secretário particular, Igor Dominguez, como presidente do DC no estado; e fez referência ao chefe de Gabinete da Prefeitura, Francisco Elde, que assumiu a presidência do PRD. O prefeito aproveitou para destacar o processo de renovação no seu grupo político com a chegada dos novos dirigentes partidários. 

Bruno Reis

Habilidades e renovação política 
"O que nós estamos fazendo aqui é dar oportunidade para que eles também possam desenvolver as suas habilidades políticas. Nós temos que renovar a política, nós temos que revelar nossos quadros e, para isso, só dando oportunidade", afirmou o prefeito, agradecendo também o apoio e a participação dos dirigentes das outras legendas que estiveram presentes no ato político.

Bruno Reis e Cacá Leão

Agendas políticas e de gestão 
O prefeito ainda ressaltou que seu foco está na gestão e em trazer resultados para melhorar a vida das pessoas. Ponderou, no entanto, que, a partir de agora, também passará a se dedicar à política e mandou um recado para os adversários: "Todos aqui sabem do meu apetite político. Esperei a hora certa. Aprendi na vida e na política que tem a hora certa de dar cada passo. E agora, em alto e bom som, um aviso aos adversários: se preparem, porque amanhã eu começo a fazer política nessa cidade".

Bruno Reis

Neto, soldado de Bruno 
O ex-prefeito ACM Neto disse no evento da segunda que será "um soldado de Bruno Reis" nas eleições deste ano. Ele relembrou a trajetória do prefeito e destacou a alta aprovação de Bruno em Salvador. "E é claro que tudo isso é resultado do trabalho dele, do esforço dele, dessa dedicação extraordinária que ele ofereceu a Salvador nos últimos três anos. Então, ao longo desse tempo, os soteropolitanos puderam enxergar com muita clareza as qualidades excepcionais desse grande gestor". 

Bruno Reis e ACM Neto

Maior vitória de Salvador 
Em seus discursos, os novos dirigentes partidários reforçaram o apoio a Bruno Reis e destacaram que vão caminhar ao lado do prefeito e continuar contribuindo com a gestão municipal. Segundo Cacá, essa será "a maior vitória de um prefeito em Salvador". Já Igor Dominguez, presidente estadual do DC, afirmou que, com Bruno, Salvador continuará brilhando ainda mais. "É a continuidade que a gente precisa, que a nossa cidade precisa, é a verdadeira política, que cuida do povo. Estamos estruturando o partido e, com certeza, vamos apoiar o prefeito Bruno Reis", disse Igor. Presidente do PRD, Francisco Elde destacou os avanços da capital nos últimos anos, enfatizou a capacidade de trabalho do prefeito e reafirmou o apoio do partido. 

Cacá Leão

Ana Paula consolidada 
Quem participou do evento da última segunda ficou impressionado com o apoio da plateia à vice-prefeita Ana Paula Matos. O consenso é que, de fato, ela está muito bem posicionada para seguir como vice de Bruno. Até mesmo o PDT fechou questão. Por mais que digam que o deputado Léo Prates pode vir a ocupar o posto de vice, o que se fala é que mais de 90% do grupo ligado ao União Brasil apoia a permanência da atual vice. Sem contar que ela é muito querida nos bairros, pela população da cidade.

 Ana Paula Matos