Governo está reavaliando traçado da Transnordestina até o Porto de Suape, diz Rui Costa

Segundo ministro, intervenções urbanas exigem novo traçado; governo busca celeridade em obras e retomada do projeto em Pernambuco

Por Estadão Conteúdo
30/04/2024 às 22h20
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo está reavaliando o traçado original da ferrovia Transnordestina até o Complexo Industrial Portuário de Suape, conhecido como Porto de Suape, em Pernambuco. Segundo o ministro, "intervenções urbanas não permitem o traçado original" do trecho. A declaração ocorreu em audiência pública na comissão de infraestrutura do Senado, nesta terça-feira (30).

Ele havia sido questionado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE) sobre os planos do governo de retomar o traçado original da Transnordestina em forma de "T", e não de "L invertido".

Costa prometeu que "o T de Teresa vai se materializar", mas considerou que "terá que ser feito outro traçado".

Além disso, o ministro afirmou que, num passado recente, o trecho de Pernambuco havia sido excluído da concessão, restando apenas o "L invertido". No entanto, o contrato foi revisto.

"Nós estamos retomando a obra de Pernambuco como obra pública, inicialmente, enquanto a gente formata um novo edital de concessão", disse o ministro. "Já iniciaremos a licitação desse ramal".

Celeridade de obras

Segundo o ministro, o governo está "buscando fazer correções necessárias para obras terem celeridade" e sinalizou aos prefeitos que pleiteiam por projetos para que já agilizem a questão documental.

Costa recomendou que situações como a sondagem de terrenos para obras e o ingresso na Caixa Econômica Federal já tenham andamento para que o governo possa atender os prefeitos.

Leia também: 

Lula vai anunciar projetos do PAC em cinco áreas, com R$ 18 bilhões de investimentos, diz Rui Costa

Bruno diz que apesar dos pedidos, Jerônimo nunca sentou para tratar sobre as demandas de Salvador

Hélio Ferreira rebate Bruno Reis após críticas por paralisação de ônibus: "Está perdido"