Conselho Federal de Medicina Veterinária alerta para regulamentação do transporte aéreo de animais

Caso virou assunto após a morte de um cachorro da raça Golden Retriver durante uma viagem de avião

 

Por Redação
25/04/2024 às 08h43
  • Compartilhe
Foto: Divulgação / CFMV
Foto: Divulgação / CFMV

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), emitiu, um alerta nesta quarta-feira (24), sobre a necessidade urgente de regulamentação do transporte aéreo e rodoviário de animais. De acordo com o órgão, o transporte de animais, sejam eles domésticos ou selvagens, requer cuidados específicos para garantir que sejam realizados de forma segura e responsável, respeitando suas necessidades fisiológicas e comportamentais.

Os cuidados com o transporte de animais ganhou forças nos últimos dias, após a morte de um cachorro da raça Golden Retriver durante uma viagem de avião realizada pela Gollog, empresa da companhia Gol.

O animal, que embarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, deveria ir para Sinop (MT), no mesmo voo que o seu tutor. No entanto, foi colocado em uma aeronave com destino à Fortaleza (CE).

O CFMV ressalta que a falta de regulamentação adequada pode acarretar em riscos para a saúde e o bem-estar tanto dos animais quanto das pessoas envolvidas no transporte.

O Conselho reconhece a complexidade do tema e está empenhado em contribuir para a elaboração de normativas que assegurem padrões elevados de segurança, saúde e bem-estar animal, e está disponível para colaborar com as autoridades competentes, oferecendo sua expertise e conhecimento técnico-científico na área da Medicina Veterinária.

"É fundamental que haja uma regulamentação clara e abrangente que considere as particularidades de cada espécie e raça animal, os riscos envolvidos, as medidas preventivas necessárias como a participação de médicos-veterinários no processo de transporte", destacou.

Além disso, o Conselho enfatiza a importância da colaboração com outras instituições como os ministérios dos Portos e Aeroportos, da Agricultura e Pecuária, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Saúde, além Agência Nacional de Aviação Civil e da Polícia Federal, para abordar de forma abrangente os aspectos sanitários, de bem-estar animal e de segurança relacionados ao transporte aéreo de animais.

 

Leia também:

Gol suspende transporte de pets em porão das aeronaves após morte de cachorro