PODCAST: Para lidar com a quarentena, psicóloga recomenda criar rotinas e otimismo

Débora Assunção, em conversa ao podcast do M!, sugere ainda buscar momentos agradáveis 

Por Osvaldo Lyra e Redação
05/04/2020 às 08h10
  • Compartilhe
Foto: portal M!
Foto: portal M!

A pandemia do novo coronavírus mergulhou o mundo, e logicamente o Brasil, em uma realidade que gera medo, angustia, ansiedade e tristeza, com o luto pelas pessoas que morrem vítimas da Covid-19. É uma situação nova, em que pouco se sabe o que vai acontecer no futuro. Mas é preciso que essas emoções não nos domine, orienta a psicóloga Débora Assunção. Mas como fazer isso, sobretudo ficando mais tempo em casa, em uma nova rotina, sobretudo para quem não pode trabalhar em home-office?

É isso que a especialista explica no podcast do portal M!, em entrevista ao editor-chefe Osvaldo Lyra. Débora Assunção aponta duas dicas importantes: criar rotinas e manter uma perspectiva otimista. "Tudo passa e essa crise vai passar também", como ela mesmo diz. A psicóloga ressalta que o isolamento social ou quarentena transformou a rotina das pessoas dotando-a de mais tempo em casa e mais contato com a família. Buscar momentos mais agradáveis com familiares é uma das saídas para o atual cenário, opina.

Meditação, ouvir músicas, ver filmes, ler livros são algumas das atividades que se pode intensificar durante a quarentena, que também pode ser aperfeiçoada com cursos on-line e até mesmo  um projeto antigo que possa ser desenvolvido em casa. Um alerta importante: quem tem filho deve procurar imaginar novas rotinas também para eles. " Depois da pandemia, vamos nos deparar com muitas mudanças e até mesmo novos hábitos", prevê.

Segundo a psicóloga, a ansiedade neste contexto é natural, o problema é quando esta ganha uma dimensão muito grande, o que pode acarretar depressão, transtorno de ansiedade, estresse. Além de criatividade e novas atividades, Débora Assunção indica como essencial manter uma expectativa otimista. E avalia ser possível,apesar do momento difícil. "Brasileiro é um povo alegre, principalmente nós baianos e soteropolitanos", finalizou.

Confira abaixo a íntegra da mais nova entrevista do podcast do Portal M!: