AL-BA celebra criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Evento acontece na próxima segunda-feira (13), e contará com a participação de lideranças femininas, parlamentares e movimentos sociais

Por Redação
10/05/2024 às 12h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realiza, na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h30, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, uma Sessão Especial em comemoração aos 13 anos de criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM-Bahia).

O evento, que contará com a participação de lideranças femininas, parlamentares e movimentos sociais, é uma proposta da líder do Partido dos Trabalhadores da Alba, deputada Fátima Nunes.

Para a deputada Fátima Nunes, a celebração desses 13 anos de atuação é mais do que justa, pois demonstra todo o potencial de trabalho dessa secretaria.

"Será um dia de festa, com toda certeza, mas também um ato necessário para continuarmos na luta pela reparação dos anos de opressão e silenciamento das mulheres. Por séculos, as mulheres foram colocadas como segunda voz e em segundo plano. Porém, a realidade sempre mostrou que estivemos e estamos em primeiro lugar, cuidando da família, em diversos postos de trabalho, gerando renda e desenvolvendo o Brasil. O que faltava para as mulheres era ocupar espaços políticos, e agora isso tem mudado", afirmou a deputada.

"O lugar de mulher é onde ela quiser, e é nas decisões políticas que podemos mudar mais porque é na política que se decide tudo aquilo que é bom para a sociedade. Viva a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e vamos festejar os treze anos de um trabalho forte e necessário que é traçar políticas e agir com ações para beneficiar todas nós, assim como toda a sociedade brasileira", acrescentou Fátima Nunes.

A SPM-Bahia foi criada no dia 4 de maio de 2011, através da Lei 12.212, durante o Governo Jaques Wagner. A secretaria representa um marco na luta por reparação dos direitos das mulheres e hoje atua com a missão de elaborar, propor, articular e executar políticas para todas as mulheres, respeitando suas diferenças, e com prioridade para as mulheres em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social, em todo o Estado da Bahia.

 

Leia também:

AL-BA define Comissão de Ética e marca data para instalação do colegiado

AL-BA lança frente parlamentar em defesa da advocacia pública