Salvador têm crescimento de 11% no faturamento da rede hoteleira em abril

Setor mostra crescimento gradual mesmo sem feriados prolongados, impulsionado por eventos e congressos

Por Redação
09/05/2024 às 23h00
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Foto: Márcio Filho/MTUR
Foto: Márcio Filho/MTUR

A ocupação hoteleira em Salvado em abril registrou uma média de 54%, praticamente inalterada em relação aos 54,06% observados no mesmo periodo do ano anterior. Segundo dados do setor, a diária média alcançou R$ 561,56, contribuindo para um RevPAR (Receita por Quarto Disponível) de R$ 303,23. Esse indicador mostra um crescimento de 11,4% na receita média comparado ao ano passado, evidenciando uma contínua valorização das diárias na capital baiana.

Em abril, impulsionada pelo aumento de eventos e congressos, que são essenciais para sustentar a atividade hoteleira durante a baixa temporada, a taxa de ocupação durante os dias úteis (54,14%) mostrou-se levemente superior à dos finais de semana (53,62%). Esse mesmo dinamismo também resultou em taxas de ocupação bastante uniformes nos quatro principais polos hoteleiros da cidade: Barra Ondina registrou 59,87%, o Centro Histórico ficou com 49,85%, Pituba-Tancredo Neves alcançou 50,51%, e Itapuã-Stella Maris teve 57,52%.

No segundo trimestre de 2024, especificamente em abril, a ausência de feriados prolongados, que normalmente aumentam o fluxo de visitantes, trouxe desafios para o turismo na cidade. Apesar disso, a ocupação hoteleira no primeiro quadrimestre registrou um leve aumento para 62,99%, comparado a 61,62% no ano anterior, indicando uma recuperação gradual, embora ainda não tenha alcançado os níveis pré-pandemia de 2018 (68,40%) ou 2019 (66,56%).

"Com o fim do verão e da alta estação, torna-se claro que a cidade depende do turismo corporativo e de uma agenda de grandes eventos e congressos capazes de trazer fluxo de viajantes, crucial para a manutenção da demanda na rede hoteleira ao longo dos próximos meses. A melhoria da malha aérea e ações de divulgação do destino se tornam todavia mais estratégicos nestes meses de grandes desafios" afirmou Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

 

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