Para Coutinho, câmeras corporais vão dar mais transparência na segurança na Bahia

PMs de Salvador, lotados nas unidades dos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, serão primeiros agentes a utilizar novos equipamentos

Por Raiane Veríssimo e Vivaldo Marques
07/05/2024 às 11h04
  • Compartilhe
Foto: Alan Dantas/SSP
Foto: Alan Dantas/SSP

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, afirmou, na manhã desta terça-feira (7), que as câmeras corporais, que começam a ser implantadas nas fardas dos agentes das Forças de Segurança da Bahia, vão dar mais transparência na área de segurança na Bahia. Segundo ele, é um "equipamento que vem agregar valor ao trabalho policial militar no dia-a-dia na rua".

"Tivemos essa semana um evento contra dois policiais militares que a câmera seria excelente para comprovar para a sociedade efetivamente a agressão por parte de um criminoso. Então, a gente deixa claro que recepciona muito bem não só pelo ineditismo no nosso Estado mas, sobretudo, por confiar em nossa tropa, pelo nível de profissionalismo, que isso vai simplesmente comprovar o serviço diário que é prestado pela Polícia Militar da Bahia como um grande patrimônio do nosso Estado", disse ao Portal M! durante coletiva para anunciar o início da utilização da Câmera Corporal Operacional (CCO).

Os policiais militares serão os primeiros a utilizar a ferramenta como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), garantindo mais transparência e segurança, tanto para os agentes quanto para a população baiana. Nesta primeira etapa, 448 câmeras serão utilizadas, em Salvador, por PMs lotados nas unidades dos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, onde ocorre o maior número de atendimentos de ocorrências na capital baiana.

Atualmente, a Bahia conta com 1.300 câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1.100 locadas pelo governo estadual. A implementação será gradativa e, nas outras fases, vai contemplar também as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto baiano, segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, será o primeiro do país a implantar as câmeras corporais em todas as forças de segurança.

Ainda em entrevista ao Portal M!, coronel Coutinho disse que não acredita em resistência da tropa em usar as chamadas bodycams e elas ajudarão para coibir possíveis divergências entre o que acontece nas ações policiais e nas versões apresentadas.

"Tenho certeza que esse policial militar, que hoje vocês questionam, vai estar plenamente adaptado à utilização da câmera corporal como equipamento, como é o colete balístico que ele anda no dia-a-dia, o capacete que o protege, sobretudo, com lastro probatório, como bom profissional no dia-a-dia", pontuou.

Confira entrevista:

Leia também:

SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

Esta semana vamos apresentar elas já no peito dos policiais, diz Jerônimo sobre câmeras corporais

SSP e Senasp alinham detalhes para início de testes com câmeras corporais