Número de internações e óbitos por influenza avança em todo o Brasil

Intensificação da circulação do VSR tem impulsionado um aumento expressivo na incidência e mortalidade de SRAG em crianças de até 2 anos de idade

Por Estadão Conteúdo
05/05/2024 às 09h30
  • Compartilhe
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O boletim Infogripe da Fiocruz da última quinta-feira (2) revelou um aumento significativo no número de casos e óbitos em decorrência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o Brasil. De acordo com a instituição, o cenário atual é uma consequência do aumento na circulação de influenza (o vírus da gripe) e, especialmente, do vírus sincicial respiratório (VSR), ambos capazes de causar complicações graves nos pulmões.

A intensificação da circulação do VSR tem impulsionado um aumento expressivo na incidência e mortalidade de SRAG em crianças de até 2 anos de idade, superando os números associados à Covid-19 nessa faixa etária.

Apesar disso, o coronavírus continua sendo uma das principais causas de infecção em crianças pequenas, juntamente com o rinovírus. Ainda segundo o boletim, embora a Covid-19 pareça apresentar uma queda ou estabilidade, ela também é a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos.

Leia também:

Maternidade baiana é pioneira no Brasil em oferecer caderneta de pré-natal a pessoa trans pelo SUS

Ações contra o Aedes aegypti seguem em Salvador neste final de semana