TRE-BA cria assessoria específica para conter fake news criada por inteligência artificial na eleição

Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto foi empossado no comando da Corte Eleitoral na última segunda-feira (29) 

Por Bruno Brito e Osvaldo Lyra
02/05/2024 às 18h14
  • Compartilhe
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, empossado na última segunda-feira (29),  tem como principal desafio a frente da Corte Eleitoral lidar com o uso da Inteligência Artificial (IA) no pleito. Ao Portal M!, durante entrevista nesta quinta-feira (2), o desembargador revelou que o TRE-BA criou uma assessoria específica para conter fake news criada por IA durante as eleições.

"Lidar com a inteligência artificial é uma situação fácil, porque aqui mesmo no Tribunal Regional Eleitoral, nós temos o Robô Maia, e é um trabalho que realmente auxilia, mas é a inteligência artificial para o bem. A nossa preocupação é a inteligência artificial sendo feita para o mal, para aplicar fake news, deepfakes, informações que são inverossímeis. E nós aqui já criamos uma assessoria específica para trabalhar de forma correlata com o Tribunal Superior Eleitoral", disse. 

O presidente da Corte Eleitoral também destacou a abertura, no dia 12 de abril, de um ciclo de palestras. "Nós vamos estender para o interior através da nossa escola judiciária. E neste ciclo de palestras, nós tivemos a primeira palestra com três professores renomados para falar sobre inteligência artificial e foi um tema assim palpitante e que vamos estender isso para o interior da Bahia".

Confira a entrevista na íntegra:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

Leia também:

Bruno Reis volta a dizer que não há data para anúncio de pré-candidatura à reeleição

Leandro Guerrilha é novo líder do Republicanos na CMS

CNS pede que decisão do STF que suspendeu desoneração da folha passe a valer a partir de agosto