Exposição Juruti- Festival das Tribos entra em cartaz no Museu Eugênio Teixeira Leal no dia 7

Mostra do fotógrafo paraense Alexandre Baena segue até 20 de maio

Por Redação
30/04/2024 às 15h49
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A exposição Juruti- Festival das Tribos, do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena, será lançada no dia 7 de maio, às 16h, no espaço Galeria Francisco de Sá, do Museu Eugênio Teixeira Leal. A mostra fotográfica itinerante circula nas cinco regiões brasileiras, com abertura oficial no Senado Federal em Brasília, no mês de fevereiro, a exposição passou por Porto Alegre, Espírito Santo, agora chegando em Salvador, onde o público poderá apreciar a exuberante festividade dos povos originários da Amazônia Paraense, Munduruku e Muirapinima, através das lentes do artista.

O tema da exposição aborda o Festribal que durante o mês de julho início de agosto, na cidade de Juruti no Pará, reúne cerca de cinco mil pessoas para assistir uma das mais belas manifestações da cultura indígena da Amazônia Paraense, a céu aberto no tribódromo, alegorias cênicas, música, dança e cantos indígenas na exuberante apresentação das tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo), que se enfrentam pela conquista do título. 

 

Sobre o fotógrafo

Alexandre Baena fotógrafo e curador da exposição nos fala que a imersão é carregada com a energia dos povos originários de Juruti.  Com diversos trabalhos audiovisuais e fotográficos no Brasil e em países da Europa, França, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal, Alexandre Baena é publicitário, cineasta e documentarista. Em 2023, também realizou a itinerância nacional, "Esmolação - Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil", tendo como foco "Marujas e Marujos", devotos de São Benedito da cidade de Bragança, no Pará. A exposição circulou por São Paulo, Brasília, Bahia e Paraná, além de ter ficado em exibição em dois espaços culturais no Pará.

A cidade de Juruti é um município localizado no oeste do Pará, cercada por rios, florestas e uma riquíssima biodiversidade com aproximadamente 60 mil habitantes. O Festribal se personifica em sua gente que traz um legado indígena ressaltando a importância dos povos originários impressos nos costumes, tradições e lendas, a festividade tem esse objetivo de resguardar as tradições indígenas para esta e as futuras gerações.

Serviço:

Exposição itinerante 'Juruti - Festival das Tribos'

Artista: Alexandre Baena

Técnica: Fotografias

Abertura oficial: 07 de maio de 2024

Hora: 16h

Período: De 07 a 20 de maio de 2024

Visitação: De segunda a sexta-feira (09h às 18h)

Local: Museu Eugênio Teixeira Leal (Galeria Francisco de Sá),

Rua do Açouguinho, 01, Pelourinho, Salvador, Bahia.