Sobe para 80 número de casos da Febre do Oropouche na Bahia

Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes

Por Redação
16/04/2024 às 20h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Sesab
Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta terça-feira (16), que subiu para 80 o número de casos confirmados da Febre do Oropouche na Bahia. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a doença foi mapeada em 16 cidades da Bahia. A Sesab não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes. As informações são do G1 Bahia.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. As informações são do G1 Bahia.

 Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.

Com o aumento no número de casos, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica estão fazendo a captura do mosquito transmissor para identificar se estão infectados. O objetivo é compreender melhor o cenário da doença na Bahia.

Por meio de nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, disse que o poder público está em alerta desde o primeiro caso confirmado.

Ainda de acordo com Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. "Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor", afirma.

Ela ainda destaca que ao aparecer sintomas, deve-se buscar uma unidade de saúde. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, é feito o manejo clínico focado no alívio dos sintomas.

Leia também:

Bahia tem 269 municípios em epidemia de dengue, diz Sesab

Salvador sedia evento inédito dedicado à aorta, maior e mais importante artéria do corpo humano

Salvador sedia o terceiro maior evento da cardiologia brasileira