Olhos abertos, radar apurado

Por Petra Perón*
21/06/2022 às 14h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estamos acompanhando atentamente a campanha positiva no mês do Orgulho LGBTQIAP+ por parte do Parque Shopping Bahia e, mais uma vez, observamos como a LGBTIfobia, a heteronormatividade e o partriacado operam contra nós de maneira articulada, colocando no centro deste episódio uma série de violências, apagamentos e, o que é pior, a fragilidade de nossas ainda recentes conquistas. 

Parabenizo mais uma vez a empresa pela coragem de se colocar do nosso lado quando a comunidade LGBTQIA+ é fortemente atacada pelo movimento antigênero no Brasil inteiro. Graças a uma campanha ousada, que trouxe o debate sobre o direito de usar o banheiro correspondente ao gênero com que a pessoa se identifica. Vale lembrar que esse direto é garantido desde 2015, e que a retirada da placa não muda isto. 

O que observamos depois foi uma enxurrada de ataques à campanha por partes de figuras públicas conservadoras, ditas lideranças, que saíram vomitando atrocidades, violências e muitas fake news em suas redes sociais. Um palco armado perfeito para um ano eleitoral à caça de engajamento e votos conservadores. Inclusive, não citarei e continuarei a não compartilhar esses tipos de conteúdos em respeito aos meus e por entender ser estratégico tentar diminuir a distribuição destes nas redes e, assim, o seu alcance. 

Vi também com bastante apreensão a narrativa que se desenhou sobre as motivações que levaram a retirada da placa da empresa. 

Para tal feito, em que pese ser um espaço privado, somente caberia ação judicial ou vontade da própria administração da empresa, o que exatamente aconteceu. O shopping já declarou em nota que foi uma "ação pontual" e que cumpriu a pretensão de visibilizar a causa. 

O que sei é que a prefeita Moema Gramacho é uma aliada desde o início de sua vida pública, quando apresentou em 1999 o primeiro PL em defesa de nossos direitos LGBTQIAP+ na Assembleia Legislativa da Bahia, uma semente para conquistas recentes como a Lei Millena Passos. E, exatamente por saber de seu compromisso, espero mais atenção com os números de violência contra nossa comunidade e ações mais propositivas da prefeitura de Lauro de Freitas com relação à garantia e defesa dos LGBTQIAP na cidade. Penso que o fortalecimento do Departamento LGBTI (sobretudo com orçamento e autonomia ) e aposta em campanhas propositivas são caminhos necessários. 

Concluo dizendo: Manas, temos muitas lutas pela frente. Precisamos ter muita nitidez de nossos papéis neste momento, nossas palavras e movimentos são poderosíssimos. Reproduzir a lógica da desinformação só amplia as armas de nossos inimigos. É importante cobrar de todes posicionamentos e ações em defesa e garantia dos direitos LGBTQIAP+, sobretudo de nossos aliados que ocupam espaços de poder, no entanto é preciso entender que as responsabilidades e deveres correspondem às suas respectivas competências. 

Sigamos atentas, de olho bem aberto, em luta.

*Petra Perón  é DragQueen e secretária LGBTI do PT de Salvador

----------------------------------------------------------------------------------------

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!