Artigo: Carnaval é tempo de alegria*

Por Sergio Manzione*
23/02/2020 às 09h13
  • Compartilhe

Então é Carnaval... tempo de magia, clima de festa, de alegria e a palavra de ordem é curtição. Nesses tempos de Carnaval as regras morais ficam um pouco mais frouxas e a interação entre as pessoas também tem menos censura. Isso pode dar a sensação de que tudo pode ser feito, mas não é assim que funciona, porque depende da vontade e do consentimento do outro. Para que eu seja respeitado tenho que, necessariamente, respeitar a vontade do outro.  Um exemplo clássico no Carnaval é a mulher que é assediada e diz não, mas a pessoa continua assediando com palavras ou segurando o braço e/ou cabelos. Não é não!

Nos dias de Carnaval, além da festa, a alegria é encontrar com os amigos (as) e namorados (as), esquecer as pressões, que a realidade nos traz no dia-a-dia, e brincar de forma saudável.  De outro lado, existe a oportunidade de abandonar costumes e comportamentos, que ainda são dos homens e das mulheres das cavernas.  É um bom momento para amadurecer emocionalmente e aprender a conviver com o outro.  Aprender a conviver com a diferença, respeitar o outro, ser respeitado e curtir, de fato, com alegria, prazer e tolerância. 
Violência não combina com Carnaval, a despeito dela estar sempre presente na festa como intrusa insistente e indesejável. Se você pretende sair de casa para beber demais, provocar, fazer brincadeiras que humilhem ou agridam os outros e, pior, brigar, faça um favor para você e para a sociedade: não saia de casa. Deixe a rua livre a alegria, para a paz e para quem é mais evoluído emocionalmente. Quase a totalidade das pessoas, que vai curtir o carnaval, é de boa índole e quer se divertir, mas, infelizmente, uma minoria sai de alguma jaula para agredir, violentar, roubar, enfim, estragar tudo. Não entre nessa. Fuja de problemas. Não gostou do que viu ou ouviu?  Vá embora e não olhe para traz. Não deixe que babacas repletos de ódio estraguem a sua festa.

Que seu Carnaval seja como se não houvesse amanhã. Lembrando que existe amanhã. E que seu carnaval também seja eterno enquanto dure, porque depois a vida continua. Bom Carnaval de paz.

*Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mestre em engenharia da energia e semanalmente fala sobre comportamento humano e psicologia na Rádio Câmara e no Portal Muita Informação! @psicomanzione