ARTIGO: Ano Novo e os planos que podem dar certo*

Por Sergio Manzione*
30/12/2019 às 10h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A simbologia da virada de ano é muito forte e traz consigo uma onda de esperança de um novo porvir. Muitas são as promessas feitas e que não cumpridas. Um grande problema é ficar amarrado aos erros do passado. Erros existem para serem corrigidos, não para trazer sofrimento. Um erro cometido nos transforma em seres humanos comuns e imperfeitos, mas é preciso perdoar e, ainda mais difícil, se perdoar. Nesse caso, o orgulho pode estar atrapalhando a pessoa, pois ela tem de admitir que não é superior aos demais e que erra como todo mundo. Resumindo, não perdoar é perda de tempo e manutenção do sofrimento e da posição de vítima, então, deve-se sair dessa areia movediça. 

A vida é um fluxo contínuo e deve ser vivida sempre, portanto, o caminho é para frente. Não basta estar no caminho certo: é preciso andar por ele. Por isso, o importante é não se prender ao passado e lamentar por ter feito ou não alguma coisa. O passado passou e serve de referência para o futuro, mas, na prática, o que existe mesmo é o presente: é você neste momento em que lê este artigo.

Primeiro passo para entrar bem no ano novo é parar de lamentar as coisas que aconteceram, pois isso não têm nenhum sentido prático e objetivo. Lembre-se do óbvio: se você quer resultado diferente deve fazer diferente, ou seja, se continuar a fazer tudo igual o resultado será o mesmo sempre. A partir daí, analise o porquêde seus planos, juras e promessas feitas no ano anterior não terem funcionado. 

A coisa mais sensata a fazer é planejar o futuro de forma clara, simples e dentro do possível. De modo geral, ajuda muito fixar objetivos e metas factíveis para o ano novo, sabendo que nem tudo necessariamente se realizará. Enfim, organizar o próprio tempo, fazer lista de prioridades, fazer um plano e segui-lo. Nada de propor projetos extraordinários, mas, sim, os que podem ser feitos com metas realistas.  

Fixar-se no passado – e nos erros – pode ser uma boa desculpa para não haver o movimento da mudança, que acaba parecendo uma ameaça. O novo pode trazer uma aparência assustadora exatamente por ser desconhecido. Por isso, um bom planejamento faz com que muitas coisas novas estejam previstas e não assustem. 

Para mudar de cenário, vida, comportamento ou qualquer coisa é preciso mudar a forma como se faz as coisas. Então mude ou fique escravo da não-realização. Acha que não é possível na sua situação porque as coisas estão difíceis? Será que você ainda está na posição de vítima? Está com medo? Vá com medo mesmo, mas vá!  Não sabe como fazer um planejamento?

Pergunte para alguém que sabe ou procure na internet e aprenda. O importante é aproveitar o momento do início do ano e começar de fato a correr atrás dos seus objetivos e do projeto de vida.

A opinião dos outros é algo que também pode ser um enorme impeditivo para se atingir metas pessoais, pois se pode estar vivendo apenas para agradar e atender às expectativas dos outros. Quem está com autoestima baixa e não se vê como pessoa capaz de realizar qualquer coisa pode ser levado à depressão. Se amigos e familiares atrapalham com comentários depreciativos e negativos a pessoa pode não ter energia para conseguir fazer algo. 

Alguns estudos indicam que o número de suicídios sobe muito na virada para o Ano Novo. Portanto, é preciso ficar atento àqueles que estão mais sensíveis, mais calados, tristes e querendo ficar isolados, pois o momento alegre, da passagem do ano, pode ser muito triste e frustrante para quem se vê fracassado e não tem reais perspectivas para o futuro. 

Converse com essa pessoa e coloque-se como ouvinte e não como alguém que quer cobrar resultados achando que isso funciona. Deixe-a falar e indique o Centro de Valorização da Vida (CVV) acionado 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo número 188. Avalie, projete e vá em frente com a cabeça nas nuvens, mas o pé no chão. E como diz a música cantada por Raul Seixas:

Tente!
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Tente outra vez!

Excelente 2020 com muitas realizações possíveise paz profunda.

*Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mestre em engenharia da energia e semanalmente fala sobre temas da psicologia na Rádio Câmara e no Portal Muita Informação! @psicomanzione