Márcio Salgado apresenta sua nova obra, "Livro dos Cegos", na Livraria LDM do Shopping Paseo

Livro explora temas de liberdade e repressão através dos olhos de Antônio Brás

Por Redação
09/05/2024 às 16h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nova obra literária do escritor baiano Marcio Salgado, intitulada Livro dos Cegos será lançada, nesta sexta-feira (10), na livraria LDM no Shopping Passeo, bairro do Itaigara, em Salvador. O livro publicado pela editora Caravana acompanha a historia de Antônio Brás, que busca o paradeiro de sua mãe, supostamente desaparecida durante a ditadura militar, regime que aconteceu entre 1964 á 1985.

Durante sua incansável busca, Brás se depara com um livro escrito em braile que narra à vida de um personagem que perdeu a visão ainda criança e enfrenta a revolta e aceitação, de uma jornada multifacetada e incerta. A narrativa leva Antonio por uma jornada de autoconhecimento, aceitação e profundidade emocional.

Segundo o autor, durante a narrativa "surgem episódios que fazem parte da história do país, são de domínio público, alguns os têm na memória, porque viveram nessa época, outros, apenas leram nos livros, assistiram a documentários, ouviram falar, mas encontram-se igualmente informados. Porém, aqui, trata-se de um romance, não de um livro-reportagem ou de um compêndio de história, os episódios são narrados de uma forma muito particular, de modo que a realidade dos fatos não se sobrepõe à proposta estética do romance".  

De forma poética e enigmática, Livro dos Cegos toca em assuntos como liberdade individual, repressão política, deficiências físicas e falta de compaixão. "O estranhamento que suas páginas produzem é próprio das obras literárias que honram esta classificação, aquelas criações que mexem com a sensibilidade do leitor, e o convidam a crer no mundo ali apresentado, ainda que seja absurdo" finaliza Salgado.

 

Leia também:

Espetáculo '3 Maneiras de Tocar no Assunto' chega a Salvador e Camaçari

"Recorde dos recordes", diz Bruno Reis sobre o público da Bienal do Livro Bahia