Lula envia PDL para viabilizar repasse de verbas ao Rio Grande do Sul

A decisão foi pensada em reunião com presidentes do Senado para garantir um suporte imediato ao RS 

 

 

Por Estadão Conteúdo
06/05/2024 às 20h40
  • Compartilhe
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (6), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para acelerar o processo de assistência do governo federal ao Rio Grande do Sul. A ideia é que este seja o auxílio inicial para o Estado que se encontra em situação de calamidade pública. 

De acordo com o chefe do Executivo, esta será a primeira de uma variada quantidade de ações que deverão ser adotadas pela gestão. Nesse sentido, o PDL foi a saída encontrada para garantir que a meta fiscal de déficit zero não fosse modificada, assim, os valores gastos ficam dentro do limite de despesas. 

Esse mecanismo ainda abrange a possibilidade para que a liberação posterior dos créditos extraordinários seja realizada fora da meta de resultado primário. "O decreto é o primeiro passo para as coisas começarem a andar. Vamos fazer tudo no nosso alcance para contribuir com a recuperação do Rio Grande do Sul", declarou Lula. 

O pedido do presidente ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado, sendo que o objetivo é autorizar despesas que funcionem a favor do Estado, sem o cumprimento de regras sobre o limite de gastos. De acordo com o ministro da Integração Regional, Waldez Goés, o gasto para recuperar as rodovias gaúchas será de aproximadamente R$ 1 bilhão. 

 

Leia também: 

Lula desembarca na Bahia nesta sexta-feira para inauguração de hospital

Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul