Adélia Pinheiro lança pré-candidatura a prefeita de Ilhéus neste sábado

Município já tem dez pré-candidatos a prefeito e embola tabuleiro político no Sul baiano

Por Raiane Verissímo
26/04/2024 às 09h36
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram @adeliampinheiro
Foto: Reprodução/Instagram @adeliampinheiro

A ex-secretária estadual de Educação Adélia Pinheiro (PT) lançará, neste sábado (27), sua pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus. O evento será às 9 horas, no Centro de Convenções do município, na Avenida Soares Lopes, e vai contar com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do senador Jaques Wagner (PT); e do presidente estadual da legenda, Éden Valadares; além de militantes e deputados da Federação PT, PCdoB e PV. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) estará em agenda institucional em Santo Estevão e não comparecerá ao evento. Com o lançamento da petista, já são dez pré-candidatos a prefeito e embola tabuleiro político.

Adélia deixou a Secult no último dia 5 e se filiou ao partido dois dias depois para disputar a eleição municipal em outubro. Se eleita, será a primeira mulher a governar a cidade. A mais nova petista terá a missão de unificar a base do partido em Ilhéus em torno do seu nome, já que deverá enfrentar o vereador Carlos Augusto (ex-PT), mais conhecido como Augustão, que se filiou ao PDT no dia 18 de março, após anúncio do apoio do antigo partido à ex-secretária. 

Atualmente, Ilhéus é governada pelo prefeito reeleito Marão (PSD) que vai apoiar para sua sucessão o seu atual secretário municipal de Administração, Bento Lima (PSD). Também estão na disputa eleitoral o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) e o empresário Valderico Júnior (União Brasil), que saiu candidato a deputado federal em 2022, mas não se elegeu. Outros cinco nomes também devem tentar governar Ilhéus: o atual vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) - rompido com prefeito -, a servidora pública do Judiciário Makrisi Angeli (Psol), o coronel Resende (PL), o vereador Jerbinho (que deixou o PSD e se filiou ao Solidariedade, saindo da base do prefeito) e a advogada Wanessa Gedeon (Novo).  

 

Leia também:

Adélia Pinheiro e Roberta Santana se filiam ao PT

Adélia Pinheiro confirma pré-candidatura a prefeita de Ilhéus