Jonival Lucas cita "burocracia" e diz que governo tem atuado para tornar pagamento de emendas mais "célere"

Segundo o titular da Serin, o tema é demanda prioritária do governador, para que o pagamento ocorra de forma "mais rápida" 

Por Bruno Brito e Osvaldo Lyra
25/04/2024 às 16h38
  • Compartilhe
Foto: Instagram/@jonival_lucas
Foto: Instagram/@jonival_lucas

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Jonival Lucas, detalhou nesta quinta-feira (25), a reunião com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Como mostrado pelo Portal M!, deputados têm cobrado a quitação de emendas de 2023. Sobre o tema, o titular da Serin afirmou que apesar de haver a autorização para o pagamento dos valores, algumas "burocracias" têm atrasado o processo, e enfatizou que o governo tem trabalho para tornar tudo mais "célere".

"A reunião tratou de duas pautas, uma delas a questão do reajuste dos funcionários públicos e a outra da relação do governo com os parlamentares e dentre elas, foi a pauta de pagamento de emendas. O governo tem atuado nesse sentido. O governador tem autorizado para que seja feito, de uma forma geral, o pagamento das emendas. É evidente que em alguns casos depende de projeto, quando são obras e isso muitas vezes há, dentro do próprio trâmite legal, alguma burocracia. A gente está tentando ajudar para que isso seja mais célere, que ande mais rápido", explicou durante evento em Lauro de Freiras, na Região Metropolitana de Salvador.

Jonival Lucas também revelou que as secretarias que adquirem bens que podem ser transferidos para municípios ou para entidades, já estão realizando as aquisições.

"Nós já estamos com catálogo de bens que estão à disposição para serem doados aos municípios através das emendas parlamentares. A ideia do governador é que a gente toque isso da forma mais rápida possível, mais breve, através inclusive de programações de entregas maiores, como ele tem feito com ambulâncias, com equipamentos da saúde". 

Por fim, o titular da Serin afirmou que as coisas estão "andando", e disse achar que os deputados entederam a situação. "É uma demanda prioritária do governador, para que isso seja feita de uma forma mais rápida, até porque o interesse dele maior é atender a população, e essa é a forma que a gente tem de chegar mais rápido ao destino que é atender através das emendas parlamentares".

Confira a entrevista na íntegra:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

 

Leia também:

Governador rebate ACM Neto sobre crítica ao VLT: "Estamos em processo licitatório"

Moema Gramacho diz que fortes chuvas tiveram baixo impacto em Lauro de Freitas após obras de macrodrenagem

Pedro Tavares comemora promulgação de lei que proíbe cobrança de taxas para emitir diplomas