Tadeu Schmidt é criticado por exaltar "pureza" e "genética" de Matteus em discurso

Influencer e ativista do movimento negro, Levi Kaique Ferreira, apontou que os termos podem ser classificados como eugenistas

Por Bruno Brito
15/04/2024 às 20h17
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

O apresentador do BBB 24, Tadeu Schmidt está sendo duramente criticado nas redes sociais por seu discurso realizado ontem (15), durante a eliminação de Alane. Na ocasião, ao falar sobre os brothers que estavam na berlinda, Tadeu usou termos que foram considerados "eugenistas", por algumas pessoas. 

Antes de anunciar o eliminado, o apresentador anunciou que Matteus tinha escapado do paredão. "O cérebro do Matteus é incapaz de fazer uma maldade, grosseria. Essa combinação da genética, mais a criação que ele recebeu, produziu um rapaz que é a imagem da pureza, gentileza, educação, humildade", disse. 

No Twitter, o influencer e ativista do movimento negro, Levi Kaique Ferreira, explicou que o termo eugenista se refere às teses que defendiam a existência de um padrão genético superior para a espécie humana. Segundo ele, tais teses defendiam a ideia de que o "homem branco europeu tinha o padrão da melhor saúde, maior beleza e maior competência civilizacional em comparação às demais 'raças', como asiáticos, povos indígenas e os negros/povos africanos".

"Vale destacar que, mesmo sem intenção, o Tadeu usou um pensamento eugenista pra descrever o Mateus. Eu não estou criticando o Mateus em si, adoro ele, mas apontando o quão errôneo é esse discurso de associar comparência civilizacional a genética. O Mateus é uma pessoa boa porque ele teve uma boa criação com a mãe e sua vó, não porque ele tem genética X ou Y", explicou Levi.

 

Leia também:

Políticos baianos declaram torcida para Davi

Após reação de Alane ao sair do BBB, internet questiona cobrança excessiva da mãe

Manu Bahtidão diz que filho de sete anos foi impedido de ficar na festa de Lua; Eliezer rebate