Simpósio discute integridade no Dia Internacional Contra a Corrupção

Evento reuniu empresários, sociedade civil e autoridades públicas

Por Redação
09/12/2019 às 18h17
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (9), é lembrado, em todo o mundo, o Dia Internacional Contra a Corrupção. Como forma de recordar a data, um evento inédito, da Associação Comercial da Bahia (ACB) em conjunto com a Compliance Women Committee (CWC), foi realizado na sede da associação, no bairro do Comércio, em Salvador.

O 1º Simpósio Contra a Corrupção e pela Promoção da Cultura de Integridade teve como objetivo ressaltar a necessidade da união entre o empresariado e sociedade civil no combate à corrupção.

Um dos participantes do evento, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre o compromisso de implementar o Compliance público na  estrutura do município. A ferramenta traz em sua implantação inúmeros pilares para estruturação de um efetivo sistema de prevenção às práticas criminosas, ilegais e desvios de conduta. Ele foi elogiado pela diretora regional da CWC, Roberta Föppel.

Na oportunidade, o deputado estadual, Niltinho (PP), explanou sobre o o Projeto de Lei n° 23.454/2019, de sua autoria, que dispõe sobre a implantação do Compliance no estado. A proposta institui, em todos os órgãos e entidades da Bahia, valores relativos à integridade, ética, transparência pública, controle social e interesse público.

Quem também destacou a importância do combate a corrupção foi o presidente da ACB, Mário Dantas. Ele ressaltou que a luta contra o corrompimento deve ser uma luta de toda sociedade. “Somente com a união de forças podemos afastar a corrupção da nossa realidade para que, a partir daí, os negócios se desenvolvam de maneira sadia e o Estado seja mais eficiente”, argumentou.

O simpósio também contou com a apresentação de informações sobre a atuação da Controladoria Geral da União (CGU), que resultou na aplicação superior a R$ 3 milhões em multa, mais de cinco mil empresas suspensas e 7 mil servidores públicos federais demitidos, sendo 67% dos casos relacionados à corrupção, conforme informações do Auditor Federal de Finanças e Controle do órgão, Ricardo Garcia.