Petrobrás inicia arrendamento do terminal de regaseificação

Também na Bahia, estatal petrolífera arrendou a Fafen no mês passado e tem planos de se desfazer do controle da Refinaria Landulpho Alves

Por Redação
09/12/2019 às 15h46
  • Compartilhe
Foto: Revista Forum
Foto: Revista Forum

A Petrobras deu início nesta segunda-feira (9) ao arrendamento do terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TR-BA), na cidade de Salvador, e gasoduto associado, de acordo com comunicado da companhia à imprensa. No estado, a companhia já arrendou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) - em negócio concluído no mês passado - e tem planos de se desfazer do controle da Refinaria Landulpho Alves.

A Petrobras disse que abriu o procedimento de pré-qualificação de  empresas interessadas na licitação, que seguirá atos e ritos previstos na lei das estatais. 
"O arrendamento está alinhado à estratégia da Petrobras de melhoria na sua alocação do capital e de construção de um ambiente favorável à entrada de novos investidores no setor de gás natural", afirmou a petroleira no comunicado.

Por meio do Ministério da Economia, o governo federal lançou este ano uma estratégia de barateamento do gás, chamado Novo Mercado de Gás, cuja princpal ação é reduzir a participação da Petrobras no segmento. Como parte dessa abertura do mercado, a Petrobras se comprometeu com o Cade a vender ativos no setor, incluindo em distribuição e transporte.


O terminal de GNL da Bahia que será arrendado pela petroleira consiste em um píer tipo ilha com estrutura para atracação e amarração de um navio FSRU (sigla em inglês para unidade flutuante de armazenamento e regaseificação) e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. O gasoduto integrante do terminal, segundo a Petrobras, tem 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a dois pontos de entrega, a Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé. Com informações do Terra