Conab estima produção superior a 250 milhões de toneladas mesmo em período de pandemia

Soja e milho são os produtos que impulsionam o bom resultado

Por Redação
09/04/2020 às 10h04
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Embrapa
Foto: Divulgação/Embrapa

Em tempos de notícias ruins a respeito do novo coronavírus, uma boa nova vem da agricultura brasileira. De acordo com o 7º Levantamento da Safra, divulgado nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa brasileira da produção de grãos é de 251,8 milhões de toneladas. 

Mesmo com a queda nas projeções em cerca de 100 mil toneladas, o volume, segundo a entidade, deve ser registrado em uma área total cultivada de 65,1 milhões de hectares. A soja e o milho são os produtos que impulsionam o bom resultado. 

Conforme a Conab, a oleaginosa deve apresentar uma produção de 122,1 milhões de toneladas. O maior desempenho já registrado da cultura acontece mesmo com os problemas climáticos ocorridos no Sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul. 

Já nas demais regiões, o clima favoreceu e, aliado ao crescimento na área de 2,7% em relação à última temporada, a soja segue como um dos principais produtos da safra.

Outro grão de destaque, o milho deve apresentar uma colheita de 101,9 milhões de toneladas. A maior parte deste volume é esperada na segunda safra do cereal, quando se estima uma produção de 75,4 milhões de toneladas. 

A área tende a crescer em 4,5% comparada com a safra anterior e pode atingir 13,5 milhões de hectares. O plantio do grão encontra-se em estágio avançado. Mato Grosso, principal estado produtor, já finalizou a semeadura do milho, juntamente com Goiás, Tocantins e Maranhão. Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí têm mais de 90% da área semeada.

O algodão também deve apresentar a maior produção já registrada na série histórica, com uma colheita estimada em 2,88 milhões de toneladas da pluma do grão, influenciada pelos grandes investimentos no setor e pela expansão de área cultivada, aliada às boas condições climáticas encontradas nas principais regiões produtoras.