Novo filme de Roman Polanski, "O Oficial e o Espião", estreia nas plataformas de Streaming

Inspirado em uma história real, trama aborda o caso Dreyfus, sobre um capitão acusado de traição. Longa recebeu quatro prêmios no Festival de Veneza, incluindo o Leão de Prata e o prêmio da crítica

Por Redação
09/04/2020 às 09h18
  • Compartilhe
Foto: Califórnia Filmes/Divulgação
Foto: Califórnia Filmes/Divulgação

O drama de época "O Oficial e o Espião"  (J'accuse), do polêmico e cultuado diretor franco-polonês Roman Polanski, estreia nas plataformas de streaming a partir dessa quinta-feira, dia 9 de abril. A obra foi indicada ao  prêmio Cesar de Cinema, considerado o Oscar francês, em 12 categorias.  O filme está disponível para venda e aluguel no Google Play, Youtube, Now, Vivo  e iTunes.  

Com estreia mundial no último Festival de Veneza, onde recebeu quatro prêmios: o FIPRESCI - prêmio da crítica, o Leão de Prata, o Green Drop e o Sorriso Diverso Venezia. O longa, estava nos cinemas de todo Brasil antes dos cinemas fecharem devido a pandemia.  

O filme traz a história do capitão Alfred Dreyfus, um dos poucos judeus que fazia parte do exército francês. Acusado de espionagem para os alemães, ele foijulgado a portas fechadas, condenado injustamente por traição e sentenciado à prisão perpétua na ilha do Diabo. Mas, o Coronel Picquart duvidou da culpabilidade de Dreyfus e passou a investigar a acusação por conta própria. "Ele decide seguir sua própria consciência e sua necessidade de saber a verdade mais do que obedecer aos militares".   

Para que o público que não tem conhecimento prévio do histórico caso compreendesse o filme, o diretor optou por estruturar filme como uma investigação policial.

"Eu diria que é um thriller! O público compartilha cada etapa da investigação com Picquart. E todos os eventos principais são autênticos, assim como muitas das palavras ditas, porque são retiradas dos registros contemporâneos", diz o cineasta de 86 anos, autor de clássicos como O bebê de Rosemary, Chinatown e O pianista.

Assita o trailer clicando no player abaixo: