PODCAST: Infectologista diz que só o isolamento social pode combater o avanço do coronavírus

Nanci Silva diz que as pessoas devem seguir todas as recomendações da OMS

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
30/03/2020 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma das especialistas que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 na Bahia, a infectologista Nanci Silva diz que até o momento, só o isolamento social é capaz de conter o avanço da doença. De acordo com a especialista, existe a necessidade de se respeitar todas as orientações dos órgãos de saúde.

"Esse é o momento de tentar lentificar a transmissão do vírus e, consequentemente, diminuir as pessoas acometidas e que possam ter risco de ir para o respirador. Cerca de 80% das pessoas terão um quadro absolutamente benigno, sem necessidade de ir a um hospital. Outros 20% vão precisar ir ao hospital e 5% precisarão de UTI. Estamos lidando com um vírus que é transmissível, cujo  contato é de pessoa a pessoa. Isso é muito mais dramático", afirmou. 

Segundo a médica, a população mundial está vivendo um momento difícil, justamente por estar lidando com um microorganismo novo. "Todo mundo conhece o coronavírus, mas esse tipo é novo", afirmou ela, ao podcast do portal M!.

Durante a entrevista, Nanci Silva  descartou a possibilidade de haver casos da doença, aqui no estado, que tenham sido oriundos do Carnaval, devido ao período de incubação da doença, que pode chegar a 14 dias.

Além disso, ela ressaltou que ainda não existem trabalhos científicos robustos que mostrem uma droga absolutamente eficaz para combater a doença. De acordo com a infectologista, nos casos em que a medicação já está sendo aplicada, não se tem uma certeza se o efeito é dela ou se o paciente está evoluindo naturalmente.

Polarização

No Podcast, a infectologista elogiou os trabalhos que estão sendo executados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Salvador, a preocupação com aumento no número de casos e mortes no país e ajuda que deveria ser dada pelos mais ricos as pessoas que estão mais vulneráveis a Covid-19.

Questionada sobre o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ante ao novo coronavírus, Nanci Silva afirmou que o momento não é de polarizar.

"Acho que a pessoa pode delirar um pouco, mas acredito que a gente não deve polarizar. Precisamos trabalhar juntos e seguir as orientações que Mandetta está determinando, assim como as do governo estadual e do secretário municipal de saúde. Esta é a linha que nós devemos seguir. Ponto. Polarização não leva ninguém a absolutamente nada. Precisamos construir", ratificou a especialista.

Confira agora a entrevista com a infectologista Nanci Silva, ao podcast do M!, clicando no vídeo abaixo: