PODCAST: Educador físico orienta como aproveitar a quarentena para se exercitar

Nesse tempo, cuidar do corpo é uma boa opção para sair do sedentarismo, fortalecer o sistema imunológico e ocupar a mente também

Por Jones Araújo
27/03/2020 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a propagação do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, têm feito brasileiros evitarem o contato social e ficarem nesse período em casa.  

Nesse tempo, cuidar do corpo é uma boa opção para sair do sedentarismo, fortalecer o sistema imunológico e ocupar a mente também. Para falar sobre isso, o Podcast do Muita Informação convidou o educador físico, Guilherme Reis. Ele é coordenador geral de todas as unidades da rede de academia Alpha Fitness. De acordo com o especialista, existem alguns exercícios que as pessoas conseguem fazer dentro de um pequeno espaço e também sem a utilização de nenhum tipo de equipamento.  

 

Atividade: polichinelo. Imagem reprodução: Revista Shape

 

"São aqueles exercícios que a gente já conhece: polichinelo, agachamento, abdominais, com diversas combinações de exercícios para atingir da pessoa menos ativa a mais ativa. É possível fazer treino legal em algum cômodo da casa, que chega a queimar de 400 a 600 calorias durante o treino". 

O profissional fala que as pessoas podem aproveitar o período de faxina de casa como uma atividade física. "Qualquer coisa que faça você se mexer você consegue ter um gasto calórico. Atividade física é aquilo que você faz que dura pelo menos 30 minutos, algo diferente da sua rotina. Se está fazendo uma faxina com movimentos que exijam gastos calóricos, já é uma atividade física". 

 

Atividade: agachamento livre. Imagem reprodução

 

Com a quarentena, alguns profissionais do mundo fitness, como os influenciadores digitais, aproveitaram o momento para realizarem lives [transmissão ao vivo] com os familiares, estimulando os pais e filhos a fazerem atividades físicas com eles e também influenciar os seguidores a fazer o mesmo. De acordo com o educador físico, tem que se preocupar com a intensidade e o volume das atividades, porque segundo ele, há pessoas que estão acostumadas a fazer muitos exercícios físicos e por outro lado, outras não, que pode ser o caso dos pais. "Existem pessoas que não estão acostumadas com a intensidade e o volume que está sendo apresentada na internet", orienta.  

Por fim, o profissional lembra sobre a importância da boa alimentação nesse período. "A alimentação é um dos principais momentos que as pessoas precisam estar atentas. Não adianta fazer atividade física e comer à vontade, tem que ter preocupação porque o ritmo de vida das pessoas sem o trabalho não é o mesmo. Tem que se atentar que comer de tudo acaba engordando também, apesar de estar fazendo atividade nesse período".  

Escute a entrevista na íntegra abaixo: