Brasil fecha fronteira do Mato Grosso do Sul com Paraguai após fuga

Ministério da Justiça também está em contato com os governos do Estado de Mato Grosso do Sul e do Paraguai, visando a recaptura dos presos

Por Redação
19/01/2020 às 16h23
  • Compartilhe
Foto: Isaac Amorim/ Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto: Isaac Amorim/ Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, neste domingo (19), o fechamento da fronteira entre Brasil e Paraguai no  Mato Grosso do Sul. Ainda não foi divulgado se medida semelhante será feita na fronteira parananese. "Estamos trabalhando junto com as forças estaduais para impedir a reentrada no Brasil dos criminosos que fugiram de prisão no Paraguai. Se voltarem ao Brasil, ganham passagem só de ida para o presídio federal", disse Moro em uma rede social.

Na madrugada deste domingo (19),  75 integrantes de uma facção brasileira que estavam na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai,conseguiram escapar. A cidade fica na fronteira com Ponta Porã (MS). Segundo o governo paraguaio, há cidadãos dos dois países entre os fugitivos. "Estamos à disposição também para ajudar o Paraguai na recaptura desses criminosos. O Paraguai tem sido um grande parceiro na luta contra o crime", completou o ministro.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul informou que está em contato com as autoridades paraguaias. O policiamento em Ponta Porã e Dourados, maior cidade da região e possível destino de fugitivos, foi reforçado com equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça. Entre eles, estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel ligados ao tráfico "Minotauro". 

Fonte: G1