Nutricionista seleciona frutas, legumes e cereais que protegem a pele dos efeitos negativos da estação

Protetores e hidrantantes são aliados importantes, mas não são os únicos recursos utilizados para uma pele bonita e saudável

Por Redação
19/01/2020 às 22h30
  • Compartilhe
Foto: Google images
Foto: Google images

O verão, marcado por altas temperaturas e sol intenso, é uma estação que exige cuidados com a pele. Para protegê-la dos danos causados pelos raios solares, o protetor solar e hidratantes são aliados importantes, mas não são os únicos recursos que podem ser usados. Além dos cosméticos, uma alimentação balanceada proporciona uma pele mais saudável.

Para ajudar os interessados a manterem ou turbinarem o "skin care" neste verão, a Mônica Symphoroso, nutricionista que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, selecionou os alimentos que mantém a pele nutrida na estação mais quente do ano. Confira: 

Aveia e água:
Ter uma saúde intestinal adequada é importante, pois, caso contrário, o corpo todo é impactado, inclusive a cútis. "Se a pessoa não tiver um intestino que funcione diariamente, há uma absorção de toxinas que influenciam na pele e na saúde como um todo", explica Mônica. Além disso, a profissional pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes que consequentemente, farão bem à pele. A solução é adotar o consumo de fibras, presentes na aveia, além de beber mais água. 

Gelatina incolor: 
Além de matar a "vontade de comer doce", a gelatina incolor é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme. O consumo da gelatina, somada a uma alimentação saudável, diminui os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces. 

Espinafre: 
Conhecido pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. No caso de acne, a vitamina A presente no vegetal diminui a produção de sebo facial, o que resulta na queda de inflamações. Por conta da vitamina K e de folato, o alimento melhora o aspecto da pele e minimiza manchas como contusões e olheiras. Para a nutricionista, o ideal é que o espinafre seja consumido cru para que os nutrientes não se percam no cozimento. 

Cenoura: 
Para aqueles que não abrem mão de um bronzeado na estação, o consumo de cenoura é recomendado. A indicação é justificada pela concentração de betacaroteno presente na cenoura. Tal substância contribui para a produção de melanina e age como refletor de raios UVA e UVB, protegendo a pele. 

Tomate: 
Ao citar o tomate, Mônica o descreve como "protetor dos radicais livres", isso por conta do licopeno. A substância antioxidante é a responsável pela coloração avermelhada da fruta e retarda o aparecimento de rugas e manchas, além de agir como protetor solar natural.