MST ocupa fazenda na Bahia alegando improdutividade; governo alega que local é para estudos zootécnicos

Ocupação ocorre na área periférica da Ceplac, em Itabela, enquanto os funcionários do órgão que residem no local permanecem na área interna da estrutura

Por Redação
09/04/2024 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Membros do MST ocuparam uma fazenda no sul da Bahia declarada como improdutiva, nesta terça-feira (9), mas o governo federal afirma ser uma área destinada a estudos. O grupo está na estação de zootecnia da Ceplac (Comissão Executiva de Lavoura de Cacau), vinculada ao Ministério da Agricultura, localizada em Itabela. As informações são do G1 Bahia.

A Ceplac informa que seus servidores estão conduzindo pesquisas no local, realizando experimentos com leguminosas na alimentação de animais, incluindo vacas, bois e equinos. Além dos veículos, equipamentos e laboratórios, o local também abriga residências para alguns funcionários. Eles aguardam orientações do governo federal sobre como proceder diante da ocupação.

O MST informou que 400 trabalhadores ocupam a área periférica do terreno. Em comunicado, a entidade esclarece que essa ação integra a Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, realizada neste mês de abril. O movimento lembra o massacre de Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, onde 19 trabalhadores foram mortos no Pará.

 

Leia também: 

Homem cai de torre telefônica ao ser atacado por abelhas em Maracás, no interior da Bahia; veja vídeo
Prefeitura disponibiliza acolhimento e concede aluguel social a mais de 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas
CCR Metrô Bahia abre vagas exclusivas para mulheres na área de manutenção